A inteligência artificial e o uso de drones

A Inteligência Artificial e o uso de drones

O programa Trocando Ideias, desta quarta-feira, dia 13 de maio de 2020, tratará do uso de drones diante da Inteligência artificial existente em alguns modelos desta ferramenta. Estes equipamentos vão do uso doméstico até militares. Alguns possuem uma programação computacional que lhes dão certa autonomia e poder de escolha diante de situações vivenciada pelo equipamento.

Alguns drones são usados para transportes de carga e já se verificam testes para o seu uso como ferramenta delivery. Muitas operações militares usam drones e, inclusive, são programados para matar. No momento de pandemia devido ao Covid-19, verifica-se o seu uso para o combate à proliferação da doença. Para tratar de um tema ainda novo para o mundo jurídico, os convidados e membros do Instituto Ideia, Sofiane Labidi e Marcelo Milagres, agregaram informações valiosas e importantes.

O professor Sofiane Labidi é pós-doutor em Inteligência Artificial concluído na França e também é professor da Universidade Federal do Maranhão. É uma das maiores autoridades no país que pesquisa a Inteligência Artificial. Labidi adverte sobre a necessidade do Marco da Robótica: “muitos países já começaram a desenvolver legislações neste sentido, entretanto, o Brasil ainda não fez nenhum progresso”. Adverte que “a ética deve prevalecer para inventos desta natureza”.

O outro convidado trata-se do professor Marcelo Milagres é pós-doutor em Direito na Itália, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do ministério público de Minas Gerais. Milagres trouxe um ponto inovador que o sistema jurídico deve atentar-se: “os drones que possuem discernimento e possibilidade de escolha poderiam ser tratados como entes de personalidade jurídica”. O ordenamento jurídico possui pessoas naturais e pessoas jurídicas, no entanto, há de se repensar na personalização das máquinas inteligentes.

Há muitos impactos que as tecnologias trazem na sociedade, mas o uso de máquinas inteligentes trouxe uma problematização diferenciada ao tema proposto pelo programa. Não há dúvidas sobre o desenvolvimento de legislações mais condizentes com a realidade tecnológica que podem regulamentar as tecnologias, minimizando impactos à sociedade. O programa Trocando Ideias é exibido toda quarta-feira às 20 horas no Canal do YouTube no link: clique aqui

Deixe um comentário

Carrinho de compras
%d blogueiros gostam disto: