O Direito do Trabalho na Era Digital

Nesta quarta-feira, dia 20 de maio de 2014, o programa Trocando Ideias traz à tona a discussão do Direito do Trabalho na Era Digital. As transformações tecnológicas e as novas relações contratuais, em decorrência das plataformas eletrônicas, trouxeram impactos na esfera do trabalho.

A idealista Ana Carolina Reis Paes Leme, doutoranda e mestre pela UFMG explana aspectos jurídicos, históricos e sociológicos do aplicativo Uber. A professora de Direito do Trabalho fez um estudo sobre o tema que deu origem ao livro “Da máquina à nuvem”, publicado pela editora LTR. Ana Carolina relata as manobras feitas pelas empresas de aplicativos de motoristas nos tribunais. Segundo a especialista, quando o processo discute vínculo trabalhista aos motoristas de aplicativos, “fazem acordos extrajudiciais quando percebem que vão perder a demanda judicial pelo fato de determinado juiz aderir a este entendimento”. Relata que hoje os tribunais têm posições dividas sobre a existência ou não do vínculo trabalhista.

Rômulo Valentini é Secretário Geral do Instituto Ideia. É doutor e mestre pela UFMG, servidor público do TRT e professor universitário. Valentini aborda a transformação das quatro revoluções industriais e destaca a sociedade 4.0 que utiliza de máquinas para substituição do trabalho humano. Além disso, aborda a situação atual de trabalho home office dentro de uma concepção jurídica.

O Programa Trocando Ideias ocorre sempre às quartas-feiras. A partir do dia 20 de maio passa a exibição para às 17 horas. Foi uma forma de atender a pedidos dos grupos de alunos e professores que lecionam no período noturno e não podem acompanhar o chat do programa.

A entrevista será exibida neste link

Deixe uma resposta